A área de Voz é ampla e engloba diferentes aspectos da comunicação oral. O(A) fonoaudiólogo(a) que atua na área de voz pode trabalhar com avaliação, aperfeiçoamento e saúde da voz, além de atuar na prevenção e no tratamento de distúrbios vocais.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia divide a área de voz em três subáreas: voz clínica, voz profissional e fononcologia.

Na esfera clínica, o(a) fonoaudiólogo(a) atua com as patologias laríngeas e alterações que podem comprometer a eficiência vocal como, por exemplo, problemas de respiração ou más oclusões dentárias. Também exerce função importante na prevenção do aparecimento de problemas vocais e no tratamento das disfonias (distúrbios da voz). 

No campo da voz profissional, o(a) fonoaudiólogo(a) pode atuar com vozes artísticas, trabalhando com cantores, atores e dubladores e atuar também com vozes não artísticas, como professores, profissionais de comunicação e marketing, vendedores, políticos, líderes religiosos, dentre outros.

Na área de fononcologia, o(a) profissional trabalha com casos oncológicos que afetam a comunicação oral. Fonte: https://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_320_06.htmwww.sbfa.org.br

Translate »
Skip to content