Projetos de Ensino

Diálogos com o coletivo e as diferentes dimensões da saúde em Fonoaudiologia

Nome do Projeto: Diálogos com o coletivo e as diferentes dimensões da saúde em Fonoaudiologia

Coordenador: Prof. Dr. Gilson Saippa de Oliveira


Resumo
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Este projeto objetiva a inserção do graduando de fonoaudiologia na iniciação à docência em nível superior com enfoque nos saberes e práticas do campo da Saúde Coletiva, proporcionar ao aluno monitor um ambiente de aprendizagem ativo, crítico e reflexivo que estimule sua curiosidade científica, fundamental à prática docente, além de envolvê-lo na tarefa desafiadora de suscitar aplicação de conhecimentos sobre as bases conceituais, operativas e metodológicas das Ciências Humanas e Sociais, da Epidemiologia e do Planejamento e gestão ao campo da Saúde para o entendimento dos determinantes e condicionantes dos fenômenos saúde-doença-cuidado, a partir da valorização dos saberes do campo da Saúde Coletiva nas suas interfaces com a prática fonoaudiológica, enfatizando sua importância no processo de consolidação das REDES de Atenção à Saúde (RAS), orientado pelo pressuposto de que as escolhas no processo de cuidar ocorrem em contextos determinados e condicionados.

Recursos didáticos para práticas fonoaudiológicas em voz e comunicação.

Nome do Projeto: Recursos didáticos para práticas fonoaudiológicas em voz e comunicação.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Viegas

Discentes participantes:  

 

Amanda Da Silva Munier Marinho

Tatiana Gomes da Silva

Eliza Azevedo

 

Participantes externos à instituição: Profa. Me. Danieli Viegas (PUC-Rio)

 


Resumo:

Os conteúdos das disciplinas da área de voz envolvem aspectos de anatomia, fisiologia, patologias laríngeas, treinamento auditivo em avaliação vocal, avaliação e tratamento das patologias laríngeas, voz profissional, voz ocupacional, inter-relações entre voz e otorrinolaringologia, inter-relações entre voz, motricidade orofacial e odontologia. Com a crescente evolução de meios de diagnóstico, aprimoramento e tratamento que envolvem a comunicação oral e voz, acrescidos de novos desafios tecnológicos, faz-se necessário a constante atualização destes assuntos para a formação dos discentes de fonoaudiologia.  Desta forma, os objetivos do projeto são: confecção de materiais didáticos como vídeos, folders, apostilas, jogos entre outros para serem empregados como recursos pedagógicos nas aulas teóricas e práticas, nos atendimentos na clínica-escola e na futura vida profissional dos egressos do Curso de Fonoaudiologia da UFF.

Descobrindo os segredos da voz e seus distúrbios através de bases anatômicas e fisiológica (Monitoria)

Nome do projeto: Descobrindo os segredos da voz e seus distúrbios através de bases anatômicas e fisiológica (Monitoria)

 

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Viegas

Discentes participantes: Marília Machado Molina

 

O projeto tem objetivo de preparação de discente para o processo de iniciação à docência na área de voz. A abordagem anatomofisiológica é essencial para compreensão dos aspectos multidimensionais envolvidos na produção da voz e seus distúrbios.  O monitor será treinado em fundamentos, avaliação de voz, patologias laríngeas e implicações vocais, aprimoramento de vozes profissionais, integração entre as áreas de voz e motricidade orofacial e tratamento das disfonias. Tal abordagem favorece o processo do desenvolvimento dos raciocínios fisiológico e clínico que são essenciais para vida profissional fonoaudiológica. O monitor será incentivado a ser agente de seu próprio aprendizado através de estímulos para o desenvolvimento de aprendizagem ativa e criativa, além de ser inserido no campo da pesquisa que constitui um aspecto essencial para a formação de futuro docente. Ao cursarem as disciplinas desta área da fonoaudiologia os alunos poderão se beneficiar da experiência e treinamento do monitor que poderá auxiliá-los no aprimoramento de conteúdos desde básicos até avançados.

 

 

 

Financiamento: PROGRAD-UFF

Relatório: características e elaboração

Nome do Projeto: Relatório: características e elaboração

 

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Moraes


Resumo:

Dentre os gêneros textuais exigidos em cursos de graduação, o relatório é um dos que estudantes indicam como um dos mais difíceis de ser elaborado, especialmente porque esse gênero traz aspectos descritivos e dissertativos que devem ser conjugados de tal forma a oferecer um retrato fiel do panorama observado ou experimentado. Apesar dessa dificuldade por parte de estudantes, cada vez mais docentes da educação superior reconhecem a grande contribuição do relatório como parte do crescimento acadêmico-profissional de seus estudantes. Nesse sentido, o relatório traz inúmeras possibilidades de aprendizagem como recurso para exercício de organização de conhecimentos adquiridos e, portanto, das habilidades acadêmicas de transformar experiências em relatos científicos.  É objetivo geral deste Projeto de Ensino ampliar o conhecimento dos(as) estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia sobre a elaboração de relatórios.  São objetivos específicos: (1) analisar tipos de relatórios e suas respectivas aplicabilidades; e (2) elaborar relatório.

Iniciação à docência em linguagem infantil e saúde: integrando saberes na fonoaudiologia

Nome do Projeto: Iniciação à docência em linguagem infantil e saúde: integrando saberes na fonoaudiologia

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Bagetti

Prof. Colaborador: Prof. Dr. Renato Sampaio Lima.

Discente bolsista: Patrícia do Valle Alves

 

Resumo:

Este projeto é proposto como adaptação de um projeto permanente ao ensino remoto. As disciplinas nas áreas de linguagem infantil e psicologia constituem um importante espaço para construção de conhecimentos na formação do fonoaudiólogo clínico, educacional ou que atue na rede SUS (Sistema Único de Saúde). Compreender e refletir sobre o desenvolvimento linguístico e suas alterações pode instrumentalizar o profissional na elaboração de subsídios mais eficazes na atuação terapêutica e na realização de ações em promoção e prevenção de saúde. Com a finalidade de mediar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos alunos,

tornando a aprendizagem mais significativa no ensino remoto e/ou híbrido, a proposta deste projeto visa a utilização de diferentes estratégias, como elaboração de material para atividades não presenciais pelo monitor, discussões de casos clínicos, auxílio em aulas com a utilização de metodologias ativas e atendimentos extraclasse aos alunos.

Objetivos: – Contribuir com a iniciação à docência de estudantes que estão cursando as disciplinas associadas no curso de Fonoaudiologia da UFF, – Auxiliar no processo de construção do ensino-aprendizagem dos estudantes e contribuir com a formação do pensamento crítico e reflexivo. O monitor atuará em conjunto com os docentes responsáveis no processo de construção de ensino-aprendizagem dos estudantes. Esta atuação se dará de forma colaborativa, sendo previstas as seguintes atividades: Participação do monitor no planejamento das disciplinas remotas e/ou híbridas até o processo de avaliação das mesmas; elaboração de material didático de apoio, com vídeos e textos para auxiliar na aquisição e consolidação de conhecimentos; Atendimento aos alunos. É previsto que o monitor também realize atividades extraclasses por meio do google meet, no que concerne a atendimentos individualizados e em grupo; Auxílio no planejamento de práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas utilizadas no ensino online, em aulas síncronas e assíncronas, as quais podem contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos.

 

Financiamento: Sistema de monitoria –UFF

 

Cine e debate: um olhar sob a ótica da constelação familiar e pedagogia sistêmica

Nome do Projeto: Cine e debate: um olhar sob a ótica da constelação familiar e pedagogia sistêmica

 

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Bagetti

Discentes participantes:  Beatriz Porto Lavaquial Morais, Gabrielle Vicente Ferreira, Vanessa da Silva Jorge, Vinícius Coutinho, Rafaela Barbosa Dias Dos Santos, Isabella Rocha Marques de Oliveira, Beatriz Souza Glória de Oliveira e Sarah da Costa Coelho

 

Resumo: A prática sistêmica fenomenológias é uma abordagem incluída no SUS em 2018 como uma das vinte e nove práticas integrativas e complementar em saúde (PICS). Este projeto tem como objetivo realizar debates sobre filmes sob uma perspectiva sistêmica fenomenológica. Primeiramente, serão discutidos os pressupostos teóricos de abordagens sistêmicas, utilizando-se bibliografias que abordam principalmente os trabalhos de Bert Hellinger, Marianne Franke e Angélica Olvera. Serão selecionados e indicados filmes para que os mesmos sejam assistidos e em seguida serão realizados debates e discussões sobre os filmes com os estudantes, utilizando-se como base para as discussões os pressupostos das práticas sistêmicas fenomenológicas. Muitas destas discussões também serão realizadas utilizando-se assuntos vinculados a fonoaudiologia, em especial a linguagem e os assuntos serão abordados utilizando-se pressupostos da fonoaudiologia sistêmica. Na medida do possível, alguns destes assuntos serão divulgados e disponibilizados em mídias sociais. Resultados esperados: Espera-se que este projeto de ensino possa contribuir com a construção e elaboração de conhecimentos na Universidade sobre as práticas sistêmicas.

PROPET Fonoaudiologia

Nome do Projeto: PROPET Fonoaudiologia

Coordenador: Profa. Dra. Beatriz Paiva Bueno de Almeida


Resumo
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INTRODUÇÃO: As atividades extracurriculares que são desenvolvidas no PROPET podem possibilitar ao discente participante do programa oportunidades de vivenciar experiências que não são ofertadas no currículo do curso de Fonoaudiologia, contribuindo com a sua formação acadêmica e com a melhor inserção no mercado profissional. JUSTIFICATIVA: O aluno deve ter em sua formação questões que o façam refletir sobre as necessidades e singularidades da população atendida, não basta apenas formar especialistas, os profissionais devem estar familiarizados com as políticas públicas de saúde e receber conhecimentos sobre aspectos culturais, emocionais, econômicos, políticos, entre outros que podem influenciar na vida da população atendida. OBJETIVOS: Qualificar a formação dos estudantes na área da saúde de acordo com os princípios do SUS; Qualificar a formação dos estudantes na área da educação; Discussão e construção de Metodologias do Cuidado em Saúde e para o Trabalho em Equipe e em Rede; Construir oportunidade de iniciação à pesquisa e aprofundamento teórico-prático para alunos de graduação; Proporcionar ao discente o encontro da Fonoaudiologia com a realidade de vida do sujeito atendido, com a situação sócio econômica e política do país e com as reais necessidades dos sujeitos nas comunidades; Proporcionar ações que preconizem um rico território de aprendizagem teórico – prático para a formação profissional. METODOLOGIA: Serão pautadas em referenciais teóricos e práticos que contribuirão para o aprofundamento do conhecimento dos alunos.

Emprego de recursos educacionais abertos na formação em Fonoaudiologia (Monitoria)

Nome do Projeto: Emprego de recursos educacionais abertos na formação em Fonoaudiologia (Monitoria)

Coordenadora: Profa Dra. Simone dos Santos Barreto

Docente participante: Profa Dra. Beatriz Paiva Bueno de Almeida

Discente participante: Ligia de Morais Rodriguez


Resumo
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A atenção fonoaudiológica destinada a adultos e idosos com demandas de comunicação, decorrentes ou não de lesões cerebrais adquiridas, requer do profissional habilidades perceptivo-auditivas e visuais fundamentais para a avaliação, o diagnóstico e o acompanhamento terapêutico adequados. A fim de garantir ao graduando de Fonoaudiologia formação que lhe permita compreender tais quadros clínicos, no contexto do ensino remoto, a elaboração de recursos educacionais abertos aplicados às práticas fonoaudiológicas pode contribuir para a apropriação de conhecimentos e habilidades que orientarão sua futura prática profissional. Os materiais desenvolvidos serão empregados como recurso pedagógico nas aulas e atividades práticas de estágio, com a participação dos monitores, bem como no atendimento extraclasse de estudantes pelos monitores. A oportunidade de planejar recursos que se adequem aos objetivos das disciplinas, aplicá-los e avaliar seus resultados possibilitará aos monitores vivenciarem a iniciação docente, sob orientação docente.

 Financiamento: PROGRAD-UFF

Mediação ensino-aprendizagem não presencial em Fonoaudiologia Educacional e Bilíngue (Monitoria)

Nome do projeto: Mediação ensino-aprendizagem não presencial em Fonoaudiologia Educacional e Bilíngue (Monitoria)

 

Coordenador: Priscila Starosky

Discente participante: FRANSUELLY FERNANDES DA SILVA

Resumo:

Este projeto é proposto como adaptação do projeto permanente CGFP0002 ao ensino remoto, seguindo instrução normativa PROGRAD/UFF Nº 03, de 25 de março de 2021 e tem por objetivo proporcionar ao(s) estudante(s) a iniciação à prática docente, por meio do desenvolvimento de estratégias e recursos pedagógicos não presenciais (remotos e online) voltados para os conteúdos e práticas específicos. Serão usados como recursos as plataformas Google Classroom, Moodle (CEAD-UFF); Google Meet; Conferência Web entre outras ferramentas online interativas e gratuitas.

Os objetivos de aprendizagem das disciplinas vinculadas relacionam-se ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de atuação fonoaudiológica em contextos intersetoriais (saúde, educação, assistência social etc) relacionados a campos do saber como: a condição do sujeito surdo (pré e pós lingual) e aspectos linguísticos culturais e identitários da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais e a diversidade linguística do sujeito surdo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, a Rede de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão e a Classificação Internacional de Funcionalidade. Os estudantes que irão cursar as disciplinas terão a participação de outros estudantes mais experientes como mediadores na construção dessas competências na modalidade online/remota/não presencial.

 

 

Financiamento: PROGRAD-UFF

Uso do Kahoot como ferramenta lúdica de aprendizado e consolidação de conceitos aprendidos (monitoria)

Nome do Projeto: Uso do Kahoot como ferramenta lúdica de aprendizado e consolidação de conceitos aprendidos (monitoria)

Coordenador: Prof. Dr. Marcio Moreira

Discente participante: Thaís Gouvêa

Resumo:

Há muito tempo que universidades e professores utilizam a plataforma Kahoot (https://kahoot.it) para promover um ambiente de aprendizado mais lúdico e descontraído. Nos tempos atuais, a nossa realidade sofreu mudanças pelo fato de estarmos vivenciando uma pandemia em esfera global, onde observa-se a necessidade de isolamento e distanciamento social. Nossos alunos estão sendo privados do convívio e das interações sociais que antes aconteciam nos espaços da universidade e estão tendo que ficar confinados em suas casas.

A escolha da plataforma Kahoot para promover essas interações sociais e lúdicas corrobora com a nova prática de ensino à distância, utilizando tecnologias que os discentes já dominam seu uso. O presente projeto tem como objetivo incentivar a iniciação à docência e viabilizar readequação das práticas de ensino no modelo remoto ou híbrido em tempos de pandemia COVID-19.

A necessidade da presença do monitor nessas disciplinas colabora com o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos apresentados pelo professor em sala de aula (Ambiente virtual – assíncrono ou síncrono), sedimentando o que foi discutido e trazendo novas possibilidades de assimilação, de forma mais lúdica e mais descontraída como já dito acima.

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